Teatro popular – Pegarinhos

 

Tradição antiga que se manifesta ao longo dos anos, através da encenação de textos preservados pelas diversas gerações na aldeia de Pegarinhos.

Esta memória e recordação histórica encontra-se presente pelo facto de a própria bandeira e emblemas da freguesia, apresentarem como símbolo representativo máscaras teatrais. Conferindo deste modo um grande poder simbólico, tradicional, cultural e histórico, não só à própria freguesia, como também ás actividades teatrais ai realizadas.  

Embora sendo uma tradição marcada com grande relevo e maior significado noutros tempos, Pegarinhos regista-se como sendo um local privilegiado por uma forte presença cultural, que deixa bem patente a influência e actividade humana. Uma vez que são os próprios habitantes que ensaiam e levam à cena os textos ou peças teatrais, enriquecidos pela fantasia popular.

Este tipo de eventos ou actividades culturais requerem a dedicação e empenho por parte de quem organiza e participa, de modo a promover um bom espectáculo. A intensidade e rigor depositado em cada momento verifica-se mediante o longo tempo de preparação e ensaios (após o trabalho diário efectuado na lavoura), pela adequação ou adaptação dos meios e acessórios disponíveis para a representação das diversas cenas e pela entrega dos actores ao vestirem o pele dos seus personagens, tentando transmitir com originalidade a significação de cada uma delas. 

Sendo este um marco histórico em Pegarinhos, dotado de factos surpreendentes e do deslumbramento (tanto no sentido artístico como cultural) por parte de quem realiza e de quem observa, manifesta-se como sendo um factor tradicional transmitido oralmente de geração em geração. Permanecendo deste modo na memória de quem viveu e recorda com satisfação e saudade uma época tão marcante e significativa.

Teatro

 

(Panfleto fornecido por Álvaro Loureiro)