Notícia em Folclore-online.com 

 

Romaria de Nossa Senhora do Aflitos
Pegarinhos - Alijó

   

Sendo Portugal um país que no Verão se veste de gala, na maior parte das suas mais recônditas aldeias, não será uma noticia muito invulgar, a divulgação de mais uma Romaria. Porém … quando a festa se reveste de pormenores invulgares ou inovadores, merece a pena a referência.

Em Trás-os-Montes, pertencente ao distrito de Vila Real e concelho de Alijó ( terras de bom azeite, bom vinho, boa amêndoa…) existe uma pequena aldeia que mantém viva a tradição que perdura há 178 anos.

Em finais do mês de Agosto, na última semana, mais propriamente, canta, dança e projecta para lá do Marão, a sua faceta de transmontana acolhedora.

A festa, é a Romaria em honra de Nª Sª dos Aflitos de Pegarinhos. Dura seis dias, abrangendo impreterivelmente o último domingo do mês.

O ponto alto, é o domingo! Com a procissão, que parte da nova igreja, em baixo, em meio às habitações, mais perto do povo… e segue pelas ruas íngremes até à capela bem lá no alto, como quem caminha para o céu!

A fé, a paixão, estão bem patentes em todos os participantes e assistentes. Desfilam uma grande quantidade de jovens, que ilustram andores humanos e cenas bíblicas. Anualmente renovados e nunca repetidos. Cenas que se crêm únicas no país. Algumas emudecem os assistentes, num silêncio de admiração e respeito. Todas são o grande atractivo que fazem com que os filhos da terra voltem anualmente para participarem e colaborarem, e com que os visitantes, voltem também, quase como se o seu lugar de assistente fosse marcado e reservado ano após ano.

A aldeia, que durante o dia descansa, dormita, no aconchego dos montes que a rodeiam e protegem, ao final da tarde, quando o sol se põe, acorda do seu torpor, sai para as ruas e sobe devagar até ao terreiro lá no alto.

Há animação para todos os gostos… e prolonga-se pelas noites dentro. Afinal os jovens têm de ser atraídos, é preciso fazê-los sentir que Pegarinhos é diferente e vale a pena!

O espectáculo de fogo de artificio, é sempre um dos maiores de Trás-os-Montes. Pacientemente esperado, dificilmente causa decepção.

A comissão de festas sabe como agradar aos seus conterrâneos! São os bailes, o desporto, as bandas de música, os ranchos folclóricos, a feira franca, o leilão e a magia e a atracção da música ao vivo dos grupos populares, que numa festa onde a organização e a informação dominam, torna a Romaria a Nª Sª dos Aflitos de Pegarinhos numa das festas mais originais e bem concebidas de Trás-os-Montes e, atrevemo-nos a dizer, de todo o país.

No último dia, segunda feira… o sabor é de despedida, mas nem por isso esmorece a energia e a garra de quem faz e vive a festa! No fim, na hora de partida, no regresso a casa, o sentimento é comum: Pegarinhos conquista quem a conhece, fica no coração de quem a ama e faz sentir quem por ela passa que Trás-os-Montes, vale a pena!

Carlos Pereira

Membro da Comissão de Festas de Pegarinhos
933285026 carlosa.pereira@clix.pt

 

http://www.folclore-online.com/romarias_portugal/tmontes/nsra-aflitos-pegarinhos.html

Localvisao 2010

Padre Anderson em Pegarinhos, terra de Nossa Senhora dos Aflitos

2010-08-17 12:05

 

"A Paz de Jesus!

Em agosto de 2009, o Padre Anderson, juntamente com o Sr. Sidney Oliveira, presidente da Ultrafarma, estiveram em Portugal, onde passaram por Fátima e também por Pegarinhos, terra de onde surgiu a devoção de Nossa Senhora dos Aflitos.

Foi uma viagem emocionante. Eles participaram da festa de Nossa Senhora dos Aflitos, conheceram as origens da devoção de Nossa Senhora dos Aflitos, onde foi encontrada a imagem, foram até a capela de Nossa Senhora dos Aflitos, onde o Pe. Anderson celebrou uma Santa Missa, entre outras coisas.

Abaixo você encontra videos do Programa Deus Médico dos Médicos, onde o tema do programa foi a viagem do Padre até Pegarinhos e Fátima. O programa está dividido em várias partes.

Confira e conheça mais da história de Nossa Senhora dos Aflitos.

A Paz esteja com todos vocês!"

 

Mais informação e videos em:

http://nossasenhoradosaflitos.com.br/blog/